sexta-feira, 31 de Outubro de 2014  21:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Halloween

Canto Novo Publicidade OMA - Oficina da Música

Inovanet

INQUÉRITO

O turismo é uma área de crescimento e de oportunidades, e este ano o concelho de Aveiro, registou um crescimento de 50 por cento no número de visitas! Acha que é uma percentagem notável para o concelho?

sim
não
sem opinião
» ver todos os inquéritos  

RECEITA SUGESTÃO

Sangria de Champanhe

Sangria de Champanhe

Corte a fruta em pedaços pequenos.

Misture o champanhe, o sumo de laranja e a gasosa. Acrescente ...

» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-12-2006

Aveiro: Automóveis antigos em exposição


Automóveis antigos, históricos, de competição, velocidade e até «estrelas de cinema» podem ser admirados no Parque de Exposições de Aveiro. Hoje é o último dia


A primeira edição do Salão Automóveis Antigos de Aveiro termina hoje, ao terceiro dia de certame. Organizado pela Associação dos Amigos dos Carochas de Aveiro, este evento ocupa a totalidade do espaço do Parque de Exposições. Num dos pavilhões estão para exposição, ou até venda, verdadeiras relíquias do mundo automóvel, pelo seu valor histórico, beleza, raridade ou velocidade. Desde veículos que participam em Campeonatos Nacionais de Clássicos, como o Chevron, propriedade do piloto Daniel Vidal, que facilmente atinge os 300 quilómetros por hora, até ao género dos mais clássicos antigos. De entre estes, salta à vista um Bentley de 1951, cujo preço de venda pode chegar aos 45 mil euros, e também antigas viaturas cedidas pelos bombeiros das corporações de Aveiro, Vagos e Águeda, da década de 30 do século passado.
Diversas associações de automóveis estiveram presentes, como o Clube Penafidelense dos Automóveis Antigos, que, no seu espólio, exibem um modelo de 1905 da marca Ford. O Clube dos Carochas de Aveiro mostra alguns exemplares desta marca, de diferentes épocas. De declarações ao Diário de Aveiro (DA), João Redondo, membro da direcção deste clube e proprietário de alguns carochas, adiantou que a manutenção e recuperação destes exemplares ronda invariavelmente os 10 mil euros.
Um dos exemplares que, pela sua beleza e imponência, se destaca é um Volvo, de cor branca, utilizado na rodagem do filme «O Santo», protagonizado pelo actor Roger Moore.
No outro edifício estão patentes motorizadas dos primórdios do século passado, bicicletas antigas, miniaturas dos veículos em exposição e também stands de adaptação de automóveis.
Ao DA, Ferreira de Castro, piloto de Provas do Campeonato Nacional de Clássicos, opinou sobre a importância deste tipo de exposição: «interessa a todos os interessados e aficionados do mundo automóvel, sendo uma forma de dinamização deste mercado».
Na parte exterior do recinto de exposições há um circuito de velocidade. O promotor do espaço referiu que tem atraído muitos visitantes. «Além disso, está devidamente gradeado e, como tal, o público pode assistir às corridas em segurança», concluiu.

C.C.

ACESSO

Utilizador:
Password:
Ligar automaticamente:
» Registar
» Recuperar password
» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®